Existem por aí 1,95 bilhão de sites na internet. Isso significa que existem 1,95 bilhão de empresas online que desejam o mesmo que você: a atenção de seus clientes.
A competição pode não ser direta, mas isso não significa que não esteja lá. No final do dia, quanto mais tempo eles passam assistindo filmes no Netflix, mais tempo eles não estão comprando na Amazon ou interagindo com pessoas no Instagram ou Facebook, ou interagindo com sua marca.
Aperfeiçoe sua presença online
Para ser sua primeira preferência, ou estar no topo da consciência para um setor ou categoria específica, mantendo um sistema consistente e envolvente presença online do seu negócio é essencial. Mas ocupar um espaço premium na mente de seu público-alvo não precisa ser caro ou difícil.
A chave para tornar sua presença online mais eficaz é ser humano. Isso torna sua marca identificável, dando ao seu público-alvo a chance de se conectar com sua marca.
Além disso, vamos explorar outras maneiras eficazes de fortalecer sua presença online em 2021.
6 maneiras de fortalecer a presença online de sua empresa
1. Otimize a experiência do usuário do site
Seu site é a primeira impressão de sua empresa. E para fazer o primeira impressão certa, você precisará criar uma experiência intuitiva e gratificante para seus visitantes.
Comece removendo etapas e elementos desnecessários que criam atrito em sua experiência geral. Quanto mais simples for o seu site, melhor será a experiência do cliente.
Se você ainda está na fase de design e desenvolvimento de um site, aqui está um estimador de custo de design de site incrível para ajudá-lo a criar um orçamento adequado.
Em segundo lugar, não há nada mais chato e desagradável do que um site estático. Portanto, tente adicionar elementos interativos como vídeos, slides, questionários, jogos, etc. Mas também certifique-se de que sejam divertidos, agregue valor à experiência e crie atritos desnecessários para eles. Esses elementos devem complementar o objetivo principal do seu site e não devem desviar o foco dos clientes do objetivo principal.
Por último, invista em ferramentas que possam ajudá-lo a criar experiências personalizadas para seus visitantes. Netflix e Spotify são os reis de uma experiência personalizada, pois recomendam filmes e músicas, listas de reprodução para seus espectadores e ouvintes com base em suas escolhas anteriores. Essa é uma ótima maneira de fazer seus clientes se sentirem especiais e ouvidos.
Outras maneiras simples e eficazes de otimizar a experiência do usuário do seu site:
- Fornecimento de suporte ao cliente de fácil acesso
- Otimizando CTAs com base em dados anteriores
- Implementar web design responsivo
- Mantenha os formulários curtos e simples
2. Aproveite ao máximo o Google Meu Negócio
O Google Meu Negócio (GMB) é uma ferramenta gratuita oferecida pelo Google para ajudar os proprietários de empresas a gerenciar sua presença on-line de marca. Otimizando seu Google Meu Negócio A listagem pode impulsionar suas classificações locais, melhorar o engajamento do mecanismo de pesquisa e converter mais clientes.
A primeira etapa é reivindicar sua empresa no GMB e adicionar as informações básicas, como nome, endereço, horário de trabalho, link do site, números de telefone, endereço de e-mail, etc.
Depois de concluir as informações básicas, trabalhe nas seguintes seções:
- Perguntas e respostas – você pode adicioná-las com base nas perguntas e comentários anteriores dos clientes
- Listagens de produtos e serviços
- Postagens – com base em seu setor, categoria específica e palavras-chave alvo
- Avaliações – peça a seus clientes leais para deixarem uma avaliação de sua experiência com sua marca
Uma das principais seções do GMB é a seção Negócios, que é uma breve descrição de suas ofertas. Certifique-se de que a descrição seja envolvente, amigável e tenha as palavras-chave desejadas. Além disso, mantenha o conteúdo simples e conciso.
Por último, continue adicionando fotos de qualidade de seu produto ou espaço de escritório para aumentar o envolvimento do cliente.
3. Proteção de dados
O mais proteção você fornece, mais forte será a confiança de seus clientes.
Vazamentos de dados, roubos e hacks estão acontecendo com bastante frequência nos dias de hoje. Como resultado, as empresas precisam prestar atenção e priorizar os esforços para proteger os dados de seus clientes.
Aqui estão algumas maneiras de proteger os dados de seus clientes:
- Proteção de endpoint, e-mail e rede para filtrar arquivos contendo spam e malware
- Realizar sessões de treinamento em segurança cibernética em toda a empresa
- Proteja o gateway da web
- Ter uma política de proteção de dados em vigor
- Adicione criptografia em servidores para proteger dados confidenciais
4. Crie conteúdo útil e envolvente
Quando dizemos conteúdo, queremos dizer conteúdo em todas as formas e formatos – blogs, infográficos, videos, podcasts, e-books, white papers, estudos de caso, etc.
Criação de valor agregado e conteúdo envolvente ajuda muito na construção de um bom relacionamento com seus clientes. No entanto, a chave para utilizar com sucesso o verdadeiro potencial do conteúdo é ser consistente com ele. E a chave para ser consistente é ter um plano de conteúdo em vigor. Mas certifique-se de que seu plano de conteúdo esteja alinhado com os principais objetivos de seu negócio.
Aqui estão algumas maneiras de criar conteúdo original, envolvente e que agrega valor para seus clientes:
- Conte uma história, mas certifique-se de que ela tenha alguns argumentos úteis, porque eles vão passar de 10 a 12 minutos de suas vidas lendo seu conteúdo, então faça com que valha a pena.
- Invista na criação de conteúdo perene e, em seguida, reutilize-o em gráficos, tópicos do Twitter e histórias do Instagram.
- Permita que seus seguidores nas mídias sociais criem conteúdo de marca para você, dando-lhes recursos como modelos de meme, bobinas, brindes e use o conteúdo gerado pelo usuário para construir confiança entre seu público.
5. Envolva-se em tempo real nas redes sociais
Para se envolver com o seu seguidores em plataformas de mídia social, fale sobre o que você sabe: seu setor. Não fale apenas sobre seus produtos / serviços; compartilhe seu conhecimento e experiência com seu público. Por exemplo, se você tem uma rede de academias, pode compartilhar seus conhecimentos sobre nutrição, disciplina, exercícios, treinamento, etc.
Quando você compartilha sua experiência, está dando ao seu público uma razão sólida para confiar em você. E para uma cereja no topo, você pode mostrar alguns de seus melhores trabalhos por meio de estudos de caso, antes / depois de postagens, depoimentos etc.
Depois de construir um pequeno grupo de seguidores leais, você pode hospedar brindes, tornando mais fácil para seus seguidores / promotores leais promoverem sua marca. Você também pode hospedar sessões de perguntas e respostas para responder a perguntas frequentes e perguntas em tempo real sobre os produtos ou sua área de especialização.
Outra ótima maneira de envolver seu público-alvo é compartilhar / repassar conteúdo de empresas com públicos-alvo semelhantes. Seguindo o mesmo exemplo, o proprietário de uma academia pode repassar conteúdo de nutricionistas, nutricionistas, personal trainers, fisiculturistas etc. Quando você repassa o conteúdo, eles mencionam o seu negócio, o que significa que o público se envolverá com a sua conta.
6. Gaste com sabedoria em publicidade
Não tem jeito anúncio pago não mais. Depois de todos os esforços para melhorar a experiência do usuário, o engajamento nas mídias sociais e o marketing de conteúdo, você ainda precisará investir em publicidade paga para atingir seu público-alvo com a mensagem certa, no momento certo, com a frase de chamariz certa para melhores conversões .
Dicas rápidas para começar com o anúncio pago:
- Crie uma lista de verificação para anúncio pago
- Ter uma lista de palavras-chave de publicidade devidamente analisada para campanhas
- Teste, analise, otimize e repita para obter os melhores resultados
Dicas rápidas para começar com publicidade paga em mídia social:
- Experimente com diferentes formas de conteúdo, prazos e público
- Ajuste suas cópias, cronogramas e orçamento
- Sempre vá para análise de mídia social para novas ideias para campanhas e para analisar que tipo de conteúdo funciona para o seu negócio
Dica profissional: Sempre tenha um orçamento predefinido antes de executar qualquer campanha paga, que deve estar de acordo com o que você está disposto a pagar para adquirir leads / clientes.
Por fim, fique em contato
Depois de fazer todo esse trabalho duro, você não quer que seus clientes visitem / comprem com você apenas uma vez. Portanto, certifique-se de ter um plano de comunicação pós-venda em vigor para mantê-los envolvidos com o seu negócio. Pode ser por meio de boletins informativos por e-mail, notificações de aplicativos (se você tiver um aplicativo), campanhas de mídia social, publicidade offline, Loop de feedbacketc.
Crédito da imagem: anna tarazevich; pexels; obrigada!
Emma Salvador
Emma Salvador, mestre em informática, tem jeito para as tecnologias da computação. Ela tem mais de 15 anos de experiência em segurança de sistemas e IoT.