Marketing digital é uma parte cada vez maior do sucesso empresarial. De acordo com Statista, em fevereiro de 2020, executivos de marketing dos EUA estavam dedicando colossais 13,2% da receita de sua empresa para orçamentos de marketing.

O gasto do orçamento alocado aumentou de uma média de 7% para 10% nos anos anteriores. O site de estatísticas também reiterou que o marketing digital continua a aumentar, enquanto os canais tradicionais encolhem.

Mesmo que uma empresa já tenha investido em marketing digital no passado e no presente, fatos como esses continuam a enfatizar a necessidade de manter esses esforços online no futuro. É um fenômeno contínuo do qual Jason Hennessey está bem ciente. O CEO e fundador da agência de marketing digital Hennessey Digital sabe que o marketing online não é um tipo de negócio do tipo “configure e esqueça”. Requer atenção paciente e constante ao longo do tempo.

Dicas de marketing digital do mestre de marketing Jason Hennessey

O marketing digital verdadeiramente bem-sucedido requer melhorias consistentes em várias áreas. Com isso em mente, aqui estão algumas dicas que Jason Hennessey considerou úteis ao fazer a engenharia reversa do algoritmo do Google e melhorar perpetuamente os esforços contínuos de marketing digital de sua própria empresa e de inúmeras outras empresas.

1. Coloque as conversões em primeiro lugar

Converter, converter, converter. Essa é a regra de ouro da publicidade online, ou de qualquer marketing, na verdade. Não importa quanta atenção ou tráfego você gere se não estiver convertendo em vendas ou algum outro objetivo predefinido.

Isso é por que otimização da taxa de conversão é fundamental considerar, especialmente quando seu marketing digital estiver instalado e funcionando. Mas, é claro, nesse ponto, você já criou coisas como páginas de destino, conteúdo de formato longo e curto e formulários de contato.

Agora é hora de mexer na fórmula para ver o que ajuda e o que atrapalha seus esforços contínuos de marketing digital. Isso pode otimizar cada aspecto de seu material de marketing e garantir que ele esteja ajudando a gerar ação por parte dos consumidores.

Uma grande parte desse processo envolve rastreamento e análise de dados, algo que abordaremos com mais detalhes em um minuto. A principal lição aqui é manter os olhos fixos nas conversões a todo custo.

2. Priorizar a continuidade

Continuidade é outra parte do marketing digital que é fácil de perder de vista – horas extras. Quando você cria uma estratégia de marketing inicial, é fácil ter tudo no lugar. Mensagens de marca, visão, logotipos e esquemas de cores são todos definidos e claramente compreendidos.

Conforme você cria seu conteúdo online em vários canais de marketing, no entanto, é fácil as coisas começarem a mudar. As demandas e o foco de cada plataforma podem prejudicar a continuidade do conteúdo digital de sua marca.

Se você está tentando melhorar o seu esforços de marketing digital, considere revisar sua continuidade. Procure áreas em que sua marca tenha decaído ao longo do tempo e, a seguir, tome medidas para amenizar o problema.

3. Siga os dados

Os dados são uma parte importante do marketing moderno. Pode ser particularmente útil quando você está tentando melhorar a atividade de marketing digital em andamento.

SEO é um ótimo exemplo do valor que os dados oferecem. À medida que seu marketing digital ganha impulso, seu SEO também começa a ganhar velocidade. Quando isso acontecer, você pode começar a adaptar seus esforços de SEO para aprimorar seus resultados.

Você pode fazer isso usando SEO e ferramentas analíticas para pesquisar palavras-chave específicas do setor que você deve tentar classificar nas páginas de resultados de pesquisa (SERPS). Você também pode usar análises para rastrear tráfego e engajamentos, usar mapas de calor, configurar testes A / B e, claro, certifique-se de ‘ re convertendo nas áreas certas. Independentemente das especificações, dados e análises são ferramentas excelentes que podem aprimorar seu marketing digital ao longo do tempo.

4. Concentre-se em uma estratégia global

O marketing digital pode muitas vezes ser chamativo e empolgante no curto prazo. As campanhas de pagamento por clique (PPC) oferecem uma maneira rápida e eficaz de gerar tráfego. As interações nas redes sociais são intrigantes, mas fugazes. Os emails podem obter uma resposta, mas não duram muito.

Se você deseja que seu marketing digital dure por muito tempo, deve investir e manter uma estratégia de visão geral. Por favor, continue planejando campanhas e promoções de curto prazo. No entanto, certifique-se de que eles façam parte de um plano maior de marketing digital.

Isso deve girar em torno de seu público. Mantenha-se atualizado sobre os pontos fracos, interesses e outras necessidades de seus clientes. Guarda uma persona do comprador completa e atualizada para informar seus esforços de marketing digital também. Além disso, invista em atividades de marketing de longo prazo, como reconhecimento da marca, conteúdo e SEO.

5. Crie uma jornada completa do cliente

Por fim, certifique-se de que seu marketing digital não pare no ponto de venda. Se você deseja obter o máximo de seus esforços de marketing digital, eles devem fazer parte de uma jornada do cliente unificada e abrangente.

Isso não significa que você precisa se espalhar ao tentar atender seus clientes por meio de todos os canais de comunicação possíveis. Ao escrever sobre seu termo cunhado pessoalmente varejo harmonizado, o consultor de estratégia e inovação Steve Dennis explica que “o cliente é o canal”. Dennis explica que “uma ótima experiência para o cliente nunca foi estar em todos os lugares e ser tudo para todas as pessoas. O que importa é aparecer para os clientes certos, onde realmente importa, de maneiras notáveis. ”

Em outras palavras, seu marketing digital não deve ser um esforço independente para desviar o tráfego para seu site ou gerar vendas. Em vez disso, deve ser parte de uma jornada do cliente mais ampla e abrangente, que começa com o primeiro ponto de contato e continua após o ponto de venda e em todos os seus esforços de atendimento ao cliente.

O marketing digital pode ser uma atividade avassaladora. Como resultado, pode parecer disperso, desarticulado e caro. É por isso que as empresas não devem simplesmente colocar os esforços de marketing digital em movimento e depois deixá-los por conta própria.

Em vez disso, reserve um tempo para revisitar e melhorar seus esforços de marketing digital. Otimize conversões, analise dados, considere a continuidade e crie uma estratégia de visão geral que mantém toda a jornada do cliente em mente. Se você puder fazer isso, seus esforços de marketing digital continuarão a entregar resultados máximos agora e no futuro.

Crédito de imagem: espaço negativo; pexels; obrigada!

Brad Anderson

Brad Anderson

Editor-chefe da ReadWrite

Brad é o editor que supervisiona o conteúdo contribuído em ReadWrite.com. Anteriormente, ele trabalhou como editor no PayPal e Crunchbase. Você pode contatá-lo em brad em readwrite.com.

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