Já desejou que seus professores tivessem lhe ensinado habilidades financeiras?
Como pai orgulhoso de um menino de dois anos, espero um dia ensiná-lo a administrar o dinheiro para que ele não precise se preocupar tanto quanto eu quando comecei a ganhar.
Seus pais podem ter sido muito espertos com o dinheiro – mas anos atrás – os pais não falavam sobre dinheiro. Os pais costumavam acreditar que o sistema escolar cobria as informações sobre empreendimentos financeiros. Não tão. Você provavelmente nunca aprendeu o que fazer com seus dólares até muito mais tarde na vida. Então, você ganharia o dinheiro e compraria as coisas de que gostasse, ou seja, quadrinhos, livros, música, comida e assim por diante. Todos nós já estivemos lá, fizemos isso.
Os orgulhosos proprietários de uma startup
Hoje, como o orgulhoso proprietário de uma startup, você provavelmente é muito melhor em administrar seu dinheiro. Você sobreviveu aos tempos difíceis para saber o que os jovens aprendem tarde demais. Mas seu maior teste dessa percepção financeira ainda está por vir. Você estará pronto?
Em algum momento do seu futuro, um investidor oferecerá dinheiro em troca de capital. Você pode até pedir. Embora os investidores possam parecer uma solução para inúmeros problemas que você encontra como fundador, não se apresse em começar a comer em suas mãos. O custo do dinheiro que você recebe pode ser maior do que você está disposto a dar.
Os investidores querem um retorno rápido
Primeiro, você está mentalmente e logisticamente preparado para aceitar financiamento? Para encantar seus investidores, você precisa gastar o dinheiro deles e obter um retorno – rápido. Pode levar a experiência de crescer e sair de duas ou até três startups antes de saber como fazer isso.
Em segundo lugar, o quanto você precisa desse financiamento? Neste artigo, você aprenderá como o bootstrapping faz de você um negócio melhor – uma empresa mais enxuta, mais inteligente e mais ágil que pode lidar com os golpes. Você sacrificaria essas vantagens duradouras por uma quantia fixa?
Segure todas as suas perguntas – você pode não precisar de financiamento
Não responda ainda. Vamos dar uma olhada mais profunda no motivo pelo qual sua startup provavelmente não precisa de financiamento. Saber o que você abre mão em troca de dólares de investidores pode ajudá-lo a discernir quando aceitar a oferta de um investidor e quando dizer não.
Mo’ Dinheiro, Mo’ Problemas
Há uma razão para você não dar a uma criança seu cartão de crédito. Eles não sabem como fazer esse dinheiro trabalhar para eles e, em vez disso, sucumbem a impulsos e gratificações instantâneas. Adicione um prazo de gastos à mistura e você pode muito bem ter incendiado seu dinheiro.
Eu tive muitas ofertas para financiar meus negócios anteriores. Um em particular de um famoso VC do Vale do Silício. Eu os recusei. Por quê? Porque, francamente, eu tinha vinte e poucos anos e não fazia ideia do que faria com o dinheiro. Pimp fora meu escritório? Contratar um monte de novos funcionários?
Eu não estava interessado nessas coisas. Eu me preocupava com o crescimento sustentável. O empilhamento de custos no início de sua carreira empresarial o torna vulnerável ao fracasso. Eu queria a liberdade de falhar e aprender com meus erros porque sabia que isso me tornaria um empreendedor melhor.
Uma vez que você aceita o financiamento – as apostas aumentam
Mas uma vez que você aceita o financiamento, as apostas aumentam. Suas falhas se tornam as falhas de seus investidores, e isso é muita pressão. O relógio começa a contar assim que o dinheiro cai na sua conta. Você pode ter de 18 a 24 meses para escalar antes de ficar sem dinheiro e boa vontade.
Cartas na mesa, levantei fundos para meu mais recente negócio, MicroAcquire – uma plataforma de aquisição e venda de startups. Eu construí e vendi três startups agora e finalmente me sinto confiante de que sei como gastar o dinheiro dos investidores. Não sou contra o financiamento em princípio, mas criá-lo cedo demais.
Antes de levantar dinheiro para sua startup, e quero dizer dinheiro sério, não uma pequena semente ou rodada de amigos e familiares, considere como você vai gastá-lo. Se você não consegue pensar em uma estratégia que resulte em crescimento e retorno para seus investidores, é melhor não aumentá-la em primeiro lugar.
Quem comeu toda a minha torta?
Aposto que você cortejou algumas ofertas de investidores. É uma sensação boa, não é? Como validação. Uma startup em crescimento e lucrativa cheira a torta recém-assada para um investidor, e eles podem oferecer uma quantia de dar água nos olhos por uma fatia. Sua torta pode ser pequena agora, mas em cinco anos? Quem sabe.
Apenas duas coisas acontecerão com sua startup em sua vida: alguém a adquirirá ou ela falhará. Eu vou assumir que você está planejando o primeiro. Quando sua saída de mudança de vida acontecer, você quer levar para casa a maior parte dos lucros? Então você precisa manter a maior parte do patrimônio.
Bootstrapping minimiza o número de pessoas que lucram com o seu sucesso.
Seus funcionários e cofundadores merecem suas participações, pois ajudaram você a escalar para uma saída. Mas – com ou sem razão – você pode se sentir diferente ao dividir fundos entre investidores.
Quanto mais pessoas você conceder capital, mais complexo será o seu dia de pagamento. Sua avaliação orientada pelo mercado ainda atingirá seus objetivos de saída quando todos (incluindo o fiscal) levarem para casa sua fatia? Se você estiver com pressa para vender, seus investidores permitirão que você aceite menos do que sua avaliação?
Os fundadores bootstrapped não têm essas preocupações. Você controla o maior patrimônio, decide quando vender e tem mais espaço para negociação (já que precisa agradar apenas a si mesmo e à sua equipe), aumentando seu pool de compradores. Só isso poderia valer a pena dizer não ao financiamento.
Mantenha as mãos dos outros longe do leme
Sua startup começou em seu cérebro. Uma pequena semente que germinou em algo com propósito e potencial. Você cultivou essa semente em uma muda, depois em um arbusto e agora em uma árvore verdejante e espalhada. Ninguém conhece seu negócio melhor do que você, e ninguém se importa mais com isso.
Mas imagine alguém lhe dizendo o que fazer com aquele trabalho de amor que você começou em seu dormitório, estudo ou quarto de hóspedes. Você pode não perceber o quão apegado você está ao seu negócio até que alguém – um estranho – diga que você está fazendo errado, para cortar isso e adicionar aquilo.
Antes do investimento, você sobrevive ou prospera por conta própria. Você é enxuto, ágil e responsivo a mudanças externas, pronto para testar uma nova ideia ou seguir uma nova direção. Essa é a alegria de administrar um negócio: você não está sob o jugo de ninguém, então é livre para fazer o que quiser.
Financiamento da equipe de inicialização
É a diferença entre fazer hedge e apostar tudo em um único cavalo. Quando os investidores financiam seu negócio com a condição de você vincular seus objetivos aos deles, isso pode lhe negar a flexibilidade necessária para sobreviver.
Se você cometer um erro, eles perdem o investimento, mas você (potencialmente) perde sua camisa. Imagine desperdiçar um milhão de dólares para lançar um produto ou serviço no mercado apenas para perceber que seus clientes não o querem. Você pode se recuperar, com certeza, mas a que custo para sua reputação?
Considere o que você faria com o financiamento antes que um investidor o ofereça. Planeje o investimento com antecedência, assim como planejaria a aquisição. Onde você quer que sua empresa esteja daqui a cinco ou dez anos? Arrecadar fundos agora ajudará ou impedirá o progresso para esse objetivo?
Quando a torneira seca, o que vem a seguir?
Uma das grandes vantagens do bootstrapping é que, quando o dinheiro está curto, ele força você a pensar criativamente, a criar planos e soluções engenhosos. O dinheiro faz as coisas parecerem fáceis, mas pode ser uma falsa economia: qual é o sentido de aumentar a receita se não vier com lucros?
O bootstrapping força você a extrair os melhores retornos dos menores orçamentos.
Ele ensina você a crescer de forma sustentável. Pense nisso como um campo de treinamento: depois de passar anos analisando dados, experimentando e aprendendo o que funciona, você desenvolverá um plano muito melhor para os fundos dos investidores.
Uma boa analogia é a da pessoa que nasceu rica e da pessoa que trabalhou para isso. Ambos podem ficar sem dinheiro um dia, mas apenas um saberá como recuperar sua riqueza. Sua fonte de financiamento mais sustentável são seus clientes: agrade-os e o resto se seguirá.
Agora, voltemos à pergunta do início deste artigo: você sacrificaria esses benefícios para captar recursos de investidores? Espero, agora, que você tenha um sentimento geral de uma forma ou de outra. Eu recomendo que você confie nesse instinto quando as ofertas começarem a aparecer.
Crédito da imagem: Pexels; Obrigada!
André Gazdecki
Fundador e CEO da MicroAcquire
Andrew Gazdecki é um fundador 4x com saídas 3x, ex-CRO e fundador da MicroAcquire. Gazdecki foi destaque no The New York Times, Forbes, Wall Street Journal e Entrepreneur Magazine, bem como em blogs importantes do setor, como Axios, TechCrunch e VentureBeat.