No ano passado, os editores de conteúdo mudaram a forma como promovem seu conteúdo. Dada a longevidade da pandemia COVID-19, que continua a se espalhar em muitos países, essas mudanças estão se tornando permanentes. Além disso, a demanda do anunciante por impressões de vídeo sempre superou a oferta. Portanto, ele só continua a crescer à medida que os consumidores usam a tecnologia de streaming de vídeo em grande número.
Isso é especialmente verdadeiro para a televisão conectada (CTV), e mais dessas impressões foram disponibilizadas programaticamente. A pandemia sobrecarregou o comportamento do consumidor: por exemplo, de acordo com a eMarketer, os gastos com publicidade da CTV terão seu maior crescimento em anos em 2021, saltando 40,1% para US $ 11,36 bilhões nos EUA. Além do mais, quase 60% do estoque da CTV será comprado programaticamente em 2021.
60% do estoque CTV será comprado programaticamente
Graças à maior aceitação durante a pandemia, o conteúdo baseado em CTV está se tornando tão popular entre os boomers quanto entre as gerações mais jovens. Além disso, os visualizadores de CTV tendem a ser mais jovens e ricos, com 86% dos Millennials e da Geração Z assistindo CTV regularmente. Como resultado, mais canais estão aparecendo e novos aplicativos estão aparecendo, tornando-se um bom momento para os editores e produtores de vídeo migrarem para o CTV.
Você não pode ter seu bolo e comê-lo
A ascensão da CTV e a oportunidade que ela oferece devem ser contextualizadas com o declínio dos cookies de terceiros. Em janeiro do ano passado, o Google anunciou que encerraria seu suporte para cookies de terceiros baseados no Chrome dentro de dois anos. E para onde esse gigante da Internet vai, o resto da indústria deve segui-lo – queira ou não. Isso foi agravado pelo aumento na legislação de privacidade de dados em muitas partes do mundo, como o Regulamento Geral de Proteção de Dados da União Europeia.
O fim dos cookies de terceiros – um desafio
O fim dos cookies de terceiros representa um desafio significativo para os anunciantes que têm conseguido executar conteúdo personalizado para seu público-alvo com base nas informações coletadas por cookies. Anúncios baseados em CTV, que têm como alvo os consumidores por meio de suas televisões em vez de seus computadores, oferecem um substituto, permitindo que os anunciantes ainda coletem informações acionáveis para basear suas campanhas, como preferências de visualização, sem comprometer a privacidade dos dados do visualizador.
Um astronauta, um médico ou um vlogger: quem são os proprietários do conteúdo da CTV?
A ascensão da CTV foi precedida pela explosão de vlogging e outras formas de conteúdo de vídeo publicado em sites como o YouTube. Pergunte aos alunos do ensino fundamental o que eles querem ser quando crescerem. Uma das respostas mais comuns pode ser ‘influenciador’, concentrando-se em ter seu próprio canal de vídeo ou ingressar em um agregador de canal.
Conforme o conhecedor de mídia social descobriu como transformar sites de plataforma de vídeo em uma oportunidade lucrativa, os mesmos inovadores descobrirão que o CTV oferece um ambiente igualmente promissor.
Um canal focado em conteúdo de entretenimento infantil com 25 milhões de assinantes no YouTube, Ryan’s World atuou como um pioneiro ao ingressar na Roku em 2019. As grandes armas da indústria, representadas por plataformas CTV como Apple TV e Amazon Fire, estão criando seu próprio espaço de mercado.
O espaço funciona dando acesso a criadores de conteúdo individuais, ao mesmo tempo que oferece serviços especiais, como streaming de esportes ao vivo. Muitos já produzem seus próprios filmes e séries de TV, enquanto também hospedam canais focados em viagens, saúde e beleza, culinária, jogos – a lista é longa.
Como você compara YouTube e CTV?
Pode ser impróprio comparar o YouTube e o CTV como ecossistemas em geral. Mesmo assim, de acordo com a pesquisa da VlogBox, há editores de verticais de animação e vlogging que relatam que o CPM chega a US $ 8 nos canais CTV.
Modelos de publicidade
Além disso, a CTV oferece diversos modelos de publicidade diferentes para os criadores de conteúdo escolherem, incluindo vídeo sob demanda por assinatura (SVOD), vídeo sob demanda transacional (TVOD) e vídeo sob demanda baseado em publicidade (AVOD). Isso dá aos criadores de conteúdo e às empresas mais flexibilidade operacional.
Verticais de jogos
Os jogos como uma vertical também mostraram um grande avanço em termos de desenvolvimento do ambiente publicitário. De acordo com o Samsung Ads, os jogadores passam aproximadamente 2 horas jogando diariamente no Reino Unido, Alemanha, França, Itália, Espanha. Assistindo TV avançada, as verticais de jogos cobrem mais de 80% – o que significa que o público é quase inacessível na TV tradicional.
É por isso que a TV conectada parece ser um campo promissor, desde a segmentação avançada, publicidade na página inicial até análises precisas e novos formatos.
Quebrando em SPO e DPO
A criação de conteúdo bem-sucedida não pode ser bem-sucedida sem uma estratégia que a ajude a se tornar bem-sucedida, por isso é importante entender a otimização do caminho de fornecimento / otimização do caminho de demanda (SPO / DPO).
SPO refere-se a como as impressões são coletadas para permitir que os criadores identifiquem em qual plataforma de fornecimento (SSPs) única ou plataformas de lado de demanda (DSPs) eles devem se concentrar. Os DPOs, por outro lado, mostram como as impressões são compradas em vez de vendidas.
O primeiro destaca os fornecedores de tecnologia de publicidade que estão vendendo, o último, os fornecedores que estão realmente fazendo lances em anúncios.
SSPs eram o modelo original, representando uma única plataforma com a qual o editor trabalharia, e DSPs surgiram para facilitar várias contas de troca de anúncios e dados. No entanto, os custos indiretos fizeram com que os DSPs se tornassem mais caros, então eles voltaram a se concentrar no SPO para determinar o acesso do SSP aos seus dados, fazendo com que os SSPs voltassem a se concentrar no DPO.
Como o SPO / DPO é baseado em licitações, a menor mudança no preço pode fazer toda a diferença. No entanto, apenas 20% dos participantes da indústria têm uma estratégia SPO / DPO. Concentrando-se na qualidade em vez da quantidade, procurando por uma demanda única e experimentando, os profissionais de marketing podem construir sua própria abordagem inovadora.
As mesmas empresas geralmente possuem DSPs e sua própria bolsa, elas têm interesse em limitar o controle das licitações.
Portanto, certifique-se de trabalhar no SPO de uma forma que você possa controlar. Além disso, considere ampliar o número de SSPs e DSPs que você analisa, já que vários editores podem não disponibilizar seu catálogo completo.
Em outras palavras, vale a pena fazer compras. Por fim, lembre-se de que cada organização tem suas próprias métricas principais, portanto, considere em sua estratégia se deseja focar em alcance, custo, taxa de ganho, etc.
Embora SPO / DPO sejam termos espelhados que funcionam de maneira semelhante, enquanto mantêm seu caráter individual, eles estão se aproximando. Como resultado, de acordo com alguns especialistas, a indústria pode continuar a usar SPO / DPO como tem feito ou, em vez disso, se concentrar em estabelecer uma abordagem coletiva.
Isso incluiria a criação de uma infraestrutura que permitiria aos anunciantes e editores se conectar, direcionar e realizar transações facilmente em uma estrutura abrangente, criando um sistema híbrido do qual editores e anunciantes se beneficiariam. A fusão potencial de SPO e DPO representa uma oportunidade para criadores e anunciantes alcançarem o que desejam em conjunto, em vez de trabalhar em paralelo.
Lembre-se, em 2021, mais de 50% dos adultos americanos assistiam regularmente a conteúdo transmitido por meio de plataformas CTV por uma média de duas horas por sessão, em três dispositivos.
São mais de 150 milhões de pares de olhos observando seu conteúdo ou sendo direcionados por seus anúncios. Esse mercado não para de crescer, mesmo entre gerações menos associadas à incorporação tecnológica. A trajetória do mercado está apenas subindo, então, para todos os vloggers, estúdios de animação, revendedores de filmes e criadores de conteúdo de educação e entretenimento que estão por aí.
Crédito da imagem: august de richelieu; pexels; obrigada!
Alex Zakrevsky
Alex Zakrevsky. COO da VlogBox, plataforma de desenvolvimento, distribuição e monetização de aplicativos CTV / OTT. Amante do produto, entusiasta de TV avançado, vê o futuro em qualidade e digital.